SUPER PROMOÇÃO DIA DAS MÃES SAINT GERMAIN • Compre 3 Pague 2 + FRETE GRÁTIS para todo o Brasil

Posso usar relógio na praia?

 

É fato que o verão é uma das épocas mais esperadas do ano. Afinal, é o momento em que as pessoas podem curtir os dias, que além de serem mais longos, permitem o acesso à piscina, praia, clube, etc. No entanto, para quem costuma usar relógio, é difícil deixar de lado esse hábito, principalmente quando falamos dos relógios minimalistas. Afinal, eles combinam com todos os estilos de roupas e situações do dia a dia.

 

Sendo assim, é comum surgir algumas dúvidas em relação ao acessório, principalmente as indicações de uso. Inclusive, uma das questões mais comuns é se pode usar relógio na praia. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar tudo sobre esse assunto. Vamos lá?

 

Posso usar relógio na praia?

 

Bom, para começar o post já tirando sua dúvida principal, a resposta para essa pergunta é: não, você não pode ir de relógio para a praia. Por mais que ele seja à prova d’água ou resistente à água, esse não é o principal problema. É importante deixar claro que a praia é um ambiente considerado agressivo para esse tipo de acessório. Afinal, as temperaturas são elevadas e por mais que você fique debaixo do guarda-sol, o relógio esquenta conforme o tempo passa.

 

Além disso, a areia possui grãos minúsculos que podem facilmente entrar nas engrenagens do relógio e prejudicar seu funcionamento, seja no curto ou longo prazo. É importante ter em mente que, ainda que você não fique deitado diretamente sobre a areia ou brincando com ela, a maresia possui partículas que também podem prejudicar a durabilidade de seu acessório.

 

Outro ponto que merece destaque é que a água do mar possui pequenas partículas de sal e por mais que seu relógio seja à prova d’água ou resistente, esse elemento também irá afetar o funcionamento do relógio. Além disso, dependendo do caso, também pode impactar no visual da peça, visto que como falamos, é um ambiente bastante agressivo para o relógio.

 

Sendo assim, se quiser, você pode usar relógio na praia, mas é importante saber que isso só irá prejudicar seu funcionamento e impactar no visual. Ou seja, você sabe dos riscos, cabe a você querer continuar mesmo assim ou preservar seu acessório.

 

Diferença entre relógio à prova d’água e resistente à água

 

Existem muitos tipos de relógio disponíveis no mercado, sendo que os relógios minimalistas são os mais versáteis para o dia a dia. Afinal, combinam com todas as ocasiões do dia a dia, não precisando trocar com frequência.

 

No entanto, existem algumas configurações que fazem sentido, dependendo do tipo de uso, sendo que os resistentes e à prova d’água são muito comuns no mercado. Contudo, é importante deixar claro que essas características são bem diferentes e na hora de comprar seu relógio, é importante ficar atento.

 

Sendo assim, os relógios de pulso geralmente vêm com a sigla ATM, que significa a unidade de pressão atmosférica. Ou seja, quanto mais ATMs, mais fundo você pode ir com o relógio, sendo esse o modelo à prova d’água, indicado para esportes como natação, mergulho, surf, etc. Além disso, a vedação do relógio é projetada justamente para suportar a profundidade, sendo que a classificação indicada para cada situação é a seguinte:

 

  • 30 metros: 3 ATM
  • 50 metros: 5 ATM
  • 100 metros: 10 ATM
  • 200 metros: 20 ATM
  • 300 metros: 30 ATM

 

Vale lembrar que como a densidade do mar é diferente do ar, a cada 10 metros é necessário somar 1 ATM.

 

Por outro lado, os modelos de relógio resistentes à água, são aqueles que não ficam em contato constante com a água. Ou seja, sua resistência é apenas em caso de chuva e respingos ao lavar a mão, por exemplo.

 

É importante deixar claro que não existe um modelo melhor do que o outro, mas sim o que mais se adequa às suas necessidades. Por exemplo, se você pratica esportes aquáticos, o relógio à prova d’água é o mais indicado. Contudo, se você não tem esse costume e vai à praia eventualmente, os modelos resistentes são as melhores alternativas.

 

Cuide sempre de seu relógio

 

Então, como você viu, não é indicado ir de relógio à praia, a não ser que seja o modelo próprio para a prática de esportes aquáticos. Caso contrário, o ideal é deixar o acessório em casa, a fim de garantir sua durabilidade e funcionamento.

 

Devemos ressaltar, portanto, a importância de você cuidar de seu relógio. Afinal, é um acessório que faz parte de seu dia a dia e promove grande praticidade para a rotina. Principalmente quando falamos de relógios minimalistas, por serem versáteis, combinam com diferentes ocasiões e tipos de roupas. Sendo assim, caso perca o acessório ou não cuide direito, você pode sofrer consequências desagradáveis ao ficar sem ele por um tempo. Além disso, é importante valorizar o investimento realizado na peça.